A Origem do Carnaval

1
1129
como-surgiu-carnaval
como-surgiu-carnaval

A palavra Carnaval está, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão “carnis valles“, que, acabou por formar a palavra Carnaval,  sendo que “carnis” no latim significa carne e “valles” significa prazeres.

A festa surgiu a partir da implantação pela Igreja Católica da Semana Santa, por volta do século XI, reunindo diversas festividades, onde se comia e bebia nas alegres celebrações dos dias anteriores a quarta-feira de cinzas.

O carnaval que nós conhecemos foi completamente adaptado, agregando costumes de diversas festividades do mundo e adicionando muitos elementos próprios da cultura brasileira.

Já a tradição de se usar máscaras de carnaval veio de terras Francesas, onde esse era um costume muito comum, havendo frequentes bailes mascarados. Pouco depois, essa tradição foi importada e os bailes carnavalescos começaram a acontecer aqui no Brasil, com a presença de muitas fantasias e adereços.

 

Um país em festa

Cada região do país tem sua própria maneira de celebrar o carnaval. No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, o ponto alto da festa são os desfiles das tradicionais escolas de samba, que atravessam grandes avenidas (sambódromos) com seus carros alegóricos, foliões com fantasias de carnaval e samba-enredos temáticos, além de shows em menores proporções com artistas diversos pelas cidades. Já a capital pernambucana conta com o maior bloco do mundo o famoso Galo da Madrugada, em Salvador o ápice da festa são tradicionais trios elétricos que percorrem vários pontos da cidade arrastando uma multidão de foliões e, cada um, a seu jeito e costume local se diverte em uma das épocas mais festivas do país.

 

Porque usar fantasias?

O uso das fantasias e adereços, tal como vemos hoje em dia, tem uma longa história e veio evoluindo ao longo dos anos. No Brasil estas influências chegaram no início do século passado através dos imigrantes e foram evoluindo  de formas variadas, desde os desfiles dos corsos nas ruas até os bailes de salão, onde as  fantasias mais comuns eram as de Pierrôs, Colombinas, Arlequins e Palhaços.  Porém, com as guerras e crises mundiais da época, o preço dos materiais ficou  tão caro a ponto das fantasias tradicionais serem aos poucos substituídas por outras mais simples e criativas, feitas com roupas do dia-a-dia e acessórios.  Fora do Carnaval, o uso das fantasias e adereços se popularizou no país e atualmente  seu uso não mais se restringe às folias de rei momo.  Festas a fantasia podem ser  a oportunidade para comemorar datas festivas, animar aniversários, festas infantis e de debutantes, ou simplesmente,  reunir os amigos. No caso dos homens, também  há aqueles que procuram por fantasias irreverentes e engraçadas para chamar a atenção. No caso de fantasia infantil, estes cuidados devem ser especialmente redobrados já na hora da escolha e compra.

 

Onde adquirir Fantasias?

Existem várias lojas no Brasil, muitas na famosa 25 de  março em SP, no Brasil destaca-se, dentre outras, a pioneira em franchising no segmento de Adereços e Fantasias, a Animafest, cuja matriz se encontra em Campinas-SP e conta com 5 lojas físicas na cidade e outras unidades espalhadas por todo o país, além de atender também através de seu site. A empresa vem com várias novidades para o Carnaval 2015.

Segundo a gerente de compras Mayara Aoki “a intenção esse ano é uma renovação do mix de produtos da empresa e isso já se iniciará no Carnaval, criaremos 4 kits carnavalescos compostos por um grupo de acessórios e headbands super coloridos”.

Aoki frisou que sua equipe fez uma analise de mercado e tendências para oferecer ao público produtos para todos os gostos e classes, “trouxemos para o portfólio Carnavalesco de 2015 Cílios Postiços Fantasy, uma nova coleção de Perucas Importadas, novas fantasias para o público adulto e infantil e outra aposta que faremos é no segmento de pinturas com gel fluorescente e sombra asas de borboleta, além do pó colorido Zim Color e confetes metalizados e não vai parar por ai, chegarão também capacete de bombeiro com sirene e muito mais”, completou Mayara.

Cilios-animafest

 Cílios Postiços Fantasy – novidade na Animafest para o Carnaval 2015

fonte: Animafest

  • http://securitymatters.com.ph security matters

    Eu só adicionado este website ao meu alimentação leitor, grande coisas. Não é possível obter o suficiente!