“Quem joga online gasta muita internet” WTF? Internet Limitada?

“Quem joga online gasta muita internet” WTF? Internet Limitada?

1
844
INternet Limitada

Para João Resende, presidente da Anatel e defensor da internet limitada, quem joga online pode prejudicar outros usuários de banda larga no Brasil.

Em coletiva de imprensa, ele diz “Tem gente que fica o tempo inteiro jogando online, e isso consome um grande volume de banda larga”. E diz ser evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. E que também a questão da propaganda, do ilimitado e do infinito acabou “desacostumando o usuário”. Ele quer que a internet limitada com a justificativa de “equilíbrio e justiça no pagamento dos usuários…concorda? Nem a pau!

Jogando Online

Em testes, jogando uma partida ranqueada de Dota 2.0, durante 30 minutos, desde o processo de abrir o jogo até finalizar a partida, o resultado foi um consumo de 12GB!

Colocando em perspectiva, o tamanho de alguns dos lançamentos mais recentes:

– Rise of the Tomb Rider – 21,12GB
– Far Cry Primal – 11,97GB
– Killer Instinct – 29,68 GB

Segundo informações do Tecnoblog, o plano da Vivo para implementar franquias contaria com as seguintes franquias:

  • Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB
  • Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB
  • Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
  • Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
  • Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
  • Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB

Considerando o teste feito acima, que utilizaram o consumo de apenas um computador na rede, que obviamente terá mais dispositivos conectados, fica evidente que os planos com franquias muito limitadas pode penalizar todos os consumidores. O plano da Vivo, por exemplo, com maior quantidade de franquia disponível (130GB) pode ser facilmente engolido em nos planos citados. O limite de 10GB, inclusive, se torna medíocre.

 

Posicionamento da Anatel

Questionada, a Anatel diz que proibiu por 90 dias as operadoras de serviços de internet banda larga a restringirem a velocidade, suspender serviços ou cobrar excedente caso sejam ultrapassados limites das franquias, estando sujeitas a uma multa diária de R$ 150 mil à R$ 10 milhões, em caso de descumprimento.

Veja a opinião de pessoas conhecidas no Youtube sobre o assunto:

Canal Diolinux

Canal Nostalgia

Canal BRKsEDU

Felipe Neto (Começo com piadas sinceras, mas o final é sério)

 

ASSINE A PETIÇÃO CONTRA O LIMITE DE FRANQUIA DE DADOS NA BANDA LARGA FIXA!