Estudo revela as línguas mais influentes do planeta

1
1188
linguagens
linguagens

O que faz uma língua importante no mundo globalizado? É ser a mais antiga? A mais falada pela maioria das pessoas?

Redes que mapeiam a força das conexões entre as línguas prevê influência global dos seus falantes.

Uma equipe de pesquisa multidisciplinar do “MIT Media Lab” examinou como são traduzidos os conteúdos de mídia para outras línguas, verificando que deste universo, apenas algumas delas têm sido capazes de conseguir se destacar das demais, sendo importante o suficiente para se tornar uma língua global.

Os pesquisadores começaram a formar a sua “Rede de Linguagem Global” identificando fontes de mídia que tinham sido traduzidos para vários idiomas. Isto incluiu a análise de dados de livros, Wikipedia e Twitter. São 2,2 milhões de volumes (livros) que representavam mais de 1.000 idiomas. Os livros que foram traduzidos a partir de uma língua para outra foram conectados em seu mapa de dados. Artigos na Wikipedia que tinha sido editado por seres humanos, não robôs, foram analisados para ver se os editores estavam escrevendo em vários idiomas. Os dados do Twitter consistiu de tweets enviados por 17 milhões de usuários, abrangendo 73 idiomas. Se um usuário do Twitter enviou tweets em vários idiomas, dizem francês e italiano, estes dois idiomas foram conectados.

MIT-Influential-Language-01-new

O mapa mostra que as línguas são conectadas uma a outra, com as linhas mais grossas que indicam as ligações mais fortes. Uma versão interativa deste mapa está disponível no site do MIT.

Em última análise, Inglês acabou por ser o maior hub de informação a ser traduzido de uma língua para outra, em todos os três conjuntos de dados. Outras línguas, incluindo russo, alemão, espanhol e também servem como hubs para outras línguas, mas em menor grau em relação ao Inglês.

O Inglês então é a língua predominante da internet (50%). É a maneira que a maioria das pessoas estão se comunicando agora, e que mostra a capacidade do Inglês para conectar as pessoas em todos os idiomas. A capacidade de comunicar com um número maior de pessoas confere uma certa quantidade de energia, devido a uma capacidade de influenciar a um maior número de pessoas. Já o Português aparece em 18º no ranking.

MIT-Influential-PORTUGUESE-01-new

Confrontando os dados com o PIB dos países em que são falado os idiomas, todas as três maiores redes são representativas da elite mundial. Mas essas elites são os que impulsionam a transferência de informações entre as culturas ao redor do planeta.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEntão é NATAL!
Próximo artigoConheça onze profissões na mira das empresas para 2015

Criador do site Só Festa à Fantasia. Formado em publicidade, atuou boa parte da vida na área de marketing, outra parte na área imobiliária e no meio de tudo isso ainda organiza eventos. Até terminar este texto já deve estar fazendo algo completamente diferente. Geminiano típico.

  • http://securitymatters.com.ph security

    Esta será a excelente página da web , que você ser envolvido em fazer um entrevista sobre como criado -lo? Se assim for e-mail me!