Cosplay : Você sabe o que é?

1
940

Cosplay parece ser algo distante. Mas para quem é fã de festas à fantasia, é uma realidade que conhecemos bem, mesmo sem saber.

Muita gente considera Cosplay um hobby, um estilo de vida. Os cosplayers (saqueles quep roduzem suas fantasias) tem como objetivo obter o máximo de semelhança possível ao personagem escolhido. Estar no mundo Cosplay promove a bastante o relacionamento social, pois participam de vários eventos do segmento e normalmente encontram-se por ai. além de participarem de centenas de festas à fantasia e temáticas espalhadas por ai, destacando-se dos demais pela superprodução do seu figurino.

Quer evitar a fadiga? Encomende o seu!

Hoje em dia o mercado se desenvolveu muito (está em pleno crescimento de mercado e de adeptos) e o cosplayer que não quiser confeccionar o seu figurino com seus próprio “sangue e suor”, pode adquiri-lo nas Cosplay Stores (lojas especializadas no desenvolvimento e confecção dos materiais para montagem do personagem) ou ainda fazer a encomenda com um produtor chamado Cosmaker (se pesquisar no Google ou no Facebook encontrará vários Cosmakers oferecendo serviços #ficadica).

Origem do termo

O termo Cosplay é de origem japonesa (Kosupure), sendo uma abreviação de costume roleplay (costume = fantasia e roleplay = dramatização, atuação). A tradução para o português se refere a fantasiar-se ou disfarça-se de um personagem. Os participantes e adeptos a esta modalidade, são chamados de cosplayers. A ideia principal é interpretar o artista e se vestir como ele, imitando também a maneira de se comportar e seus trejeitos. De certa forma o Cosplay é a homenagem de um fã a seu personagem.

História do Cosplay

A origem do Cosplay se deu em meados de 1939, com o americano Forrest J. Ackerman, fanático por ficção científica, na Worldcon,conhecida convenção sobre este mesmo tema. Forrest criou uma vestimenta chamada futurecostume, baseada no filme da época Things to Come. A modalidade chega ao Japão nos anos 80, por intermédio de Nobuyuki Takahashi que visitou a feira nos Estados Unidos e se encantou com o Cosplay. Divulgou e incentivou a sua prática em um evento tradicional do seu país, o Comic Markets. A partir deste evento, o Cosplay despontou mundialmente e anualmente, a Worldcom apresenta muitas atrações desta modalidade. Inicialmente, o cosplayer somente se caracterizava de personagens de quadrinhos, porém com a adesão de mais pessoas, a caracterização envolveu séries e filmes, como os famosos, Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas.

Em convenções de jornada nas estrelas e RPG no final da década de 1980 já se encontravam fãs fantasiados de seus personagens favoritos. Porém, a caracterização não era ainda conhecida como cosplay, pois o termo, na época, ainda começava a se difundir no Japão. O ato de se fantasiar não era visto como um passatempo por seus praticantes, manifestando-se nas convenções apenas como um elemento de expressão dos fãs.

No final da década de 1990, com a popularidade do anime Cavaleiros do Zodíaco, surgiram as primeiras convenções de anime e mangá no país, fazendo assim essa atividade ressurgir, então com nome e características próprias, e os concursos. No início, as caracterizações eram quase em sua totalidade de personagens de animação, quadrinhos ou jogos japoneses, mas ao longo dos anos outras mídias foram incorporadas pelos fãs, como quadrinhos americanos, filmes ou livros, como por exemplo, Harry Potter ou Piratas do Caribe.

Surgimento dos eventos no Brasil

anime-friends-cosplayers-cosplayOs primeiros eventos significativos de anime em São Paulo que abriram espaço para o cosplay, foram a MangáCon e AnimeCon, sendo este segundo o evento mais importante de sua época. Ainda nesse período, os sites “Arquivo Cosplay Brasil” e “Cosplay Party Br” foram alguns dos pioneiros a tratar do assunto no Brasil. Em 2002 ambos se uniram, formando o Cosplay Brasil, que reúne a maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do cosplay.

Atualmente, o Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, é o maior evento do Brasil, com inúmeras categorias e concursos diferentes de cosplay. Anime Dreams, o segundo maior, com mais de 800 inscritos num só evento no ano de 2007. A Yamato Comunicações e Eventos organiza também o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC – Yamato Cosplay Cup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país. São 26 competidores selecionados que disputam a competição nacional em julho, destes os três primeiros colocados participam de uma etapa uma internacional em janeiro, que logo em sua primeira edição em 2008 teve seletivas no México, Chile, Argentina e Paraguai. Nestas seletivas em outros países participaram mais de 200 cosplayers interessados em competir na final realizada no Brasil. Nas seletivas nacionais, realizadas em aproximadamente 20 eventos, foram mais de dois mil competidores.

A Editora JBC organiza o WCS Brasil que reúne 15 duplas de todo o país para competir para saber qual a melhor do país que vai representar-nos na final mundial que é realizada no Japão. Uma vaga é da dupla vencedora do ano anterior, treze são distribuídas por eventos parceiros e uma sai em uma repescagem. Em 2007, o evento teve média de 4 a 5 duplas inscritas por seletiva. Em 2006, os irmãos Mauricio Somenzari e Mônica Somenzari venceram tanto a etapa brasileira, quanto a japonesa da competição. Em 2007, Marcelo Fernandes e Thaís Jussim venceram no Brasil. Em 2008, Gabriel Niemietz e Jéssica Campos foram campeões na etapa brasileira e venceram também a etapa mundial. Em 2009, a dupla Geraldo Cecílio e Renan Aguiar venceu a etapa brasileira. Em 2010 a dupla Gabriel Niemietz e Kaoli foram campeões da etapa brasileira e segundo lugar no mundial.

Acesse o nosso site oficial e veja a divulgação, informações e adquira ingressos online para os maiores eventos cosplay do Brasil!

E não esqueça de cadastrar seu e-mail em nossa newsletter para receber em primeira mão mais artigos bem legais sobre Cosplay, Fantasias, Festas e Eventos 😉

  • http://securitymatters.com.ph security matters

    Esta é a excelente Web site , que você ser interessados ​​ em fazer um entrevista sobre como criado -lo? Se assim for e-mail me!