Cosplay: ganhando dinheiro com um hobby

0
1091
money-cosplay-marvel

Veja o caminho inicial para “viver de cosplay” e tornar o que era diversão em uma profissão.

A vida de muitos cosplayers é bastante agitada e cheia de compromissos. A final, muitos deles largam seus empregos fixos para poder destinar-se totalmente a esta moda de ser um cosplay. Já vimos anteriormente os gastos e investimentos que o mundo cosplay gera aos seus personagens, agora veremos como este trabalho pode gerar uma renda aos destinados a ser aqueles que almejam chegar à aparência idêntica dos seus ídolos a traves do mundo cosplay.

Um cosplayer não se esquecem da forma como iniciam sua carreira. Sem nada de figurinos e pinturas. Sempre iniciando com uma peruca, ou alguma fantasia velha. Daí começam os investimentos no seu segmento cosplay, onde começam a adquirir mais figuras do seu personagem interpretado e seu perfil começa a tomar forma.

Mas a vida de uma pessoa dedicada ao segmento cosplayer não está somente em transformar-se fisicamente no seu ídolo. Os mesmos estão sempre na procura por detalhes a fim de ficarem cada dia mais semelhante ao seu personagem preferido, e pesquisam constantemente por eventos destinados ao mundo do cosplay. Esta procura está motivada também nos incríveis prêmios que os cosplayers ganham ao participar e serem os melhores.

O triunfo dos eventos cosplay

mask_moneyA grande maioria das arrecadações conseguidas pelos cosplayers são a través da participação em eventos. Onde os membros cosplay se esmeram ao máximo a fim de ganhar. Na verdade mais do que eventos são competições para nomear ao melhor cosplay do momento, da região ou do país.

Quem deseja aventurar-se no segmento cosplay, saibam que nestes eventos possuem diversos níveis de prêmios. Os de pequeno porte geralmente oferecem prêmios em dinheiro, quantias não maiores de dos dois mil reais. Já eventos de grande porte, realizados internacionalmente possuem prêmios significativos, como viagens por diversas partes do mundo, carros e prêmios em dinheiro com valores altos. São Estes os principais alvos dos mais famosos cosplayers, aqueles considerados “animes” vivos.

Porém para poder chegar perto de um destes prêmios de grande porte, e preciso um alto investimento por parte do cosplayer, no qual ele competirá com uma série de profissionais os quais poderão ou não estar a sua altura. O grande risco de todos, onde podem jogar fora todo o trabalho realizado e o dinheiro investido, ou pode ser o grande triunfo que qualquer cosplayer espera. Logico, não é uma vida para todos os membros do cosplay, a final, a concorrência hoje está grande, o segmento tem crescido em grande escala e não são todos conhecidos.

Somente com eventos o cosplay não está garantido, de qual forma mais o cosplayer pode ganhar dinheiro?

Muitos personagens do cosplays são de famílias de grande poder aquisitivo. Assim como para muitos e uma parece de dinheiro, para quem é realmente fã do mundo cosplay e é considerado um verdadeiro cosplayer não há melhor pagamento que o reconhecimento.

Para que um cosplayer possa ser ver mais garantido de seu investimento pode estar também de dedicando-se ao “cosmaker”, os quais são aquelas pessoas que trabalham com figurinos e vários acessórios para cosplay. Quem realmente gasta no seu personagem sabe como pode ganhar dinheiro vendendo aquilo obsoleto no seu armário para pessoas iniciantes na sua carreira e desejam conseguir acessórios de seu personagem, os cosplayer inexperientes.

Outra das formas mais utilizadas também é a rede social. Mas isso somente funciona para o cosplayer possuidor de um perfil bastante conhecido tanto na sua região, como em qualquer outra parte. Ou também para aqueles cosplayer recebedores de apoios de amigos. O método consiste em criar fanpages, perfis e outros em redes sociais, e conseguir conquistar o público a traves do seu perfil, colocando sempre seus objetivos e fazendo com que pessoas “fãs” colaborem para ser o ganhador de mais um evento na sua carreira de cosplayer.

São métodos bastante comuns, exigentes de esforço por parte dos membros cosplay é que deverão trabalhar mais do que seu perfil pop, quem pretende atuar nessa área nunca poderá trabalhar sozinho e estará sempre influenciado pela comunidade ao seu redor para poder ter a recompensa de seu investimento no cosplay.